O tempo, o que é?

No mundo da física é muito debatida a sua existência, alguns dizem que não existe, outros que é uma ilusão ou uma dimensão no meio de outras, inclusive um grande físico afirmou que o tempo não existia antes do universo.

Bom, em parte eles tem razão. Pois o tempo é uma dimensão criada por Deus para o homem, porque Deus habita na eternidade.

Então porque Deus criaria o tempo e colocaria nele o homem?

As decisões na eternidade trazem consequências eternas, por isso a misericórdia não se aplica na eternidade. Mas tudo é diferente no tempo, pois é temporal, inclusive a ira de Deus.

As misericórdias de Deus se renovam a cada manhã” Lm 3:23.

Deus criou o tempo para que pudesse aplicar a sua estratégia poderosa chamada MISERICÓRDIA através da cruz.

Estando no tempo temos a oportunidade do arrependimento e do perdão.

No tempo podemos desfrutar da reconciliação e da restauração.

Por isso Deus não permitiu Adão comer da árvore da vida após o pecado, porque entraria na dimensão da eternidade como pecador eterno e não haveria mais volta. Então, Deus, na sua infinita sabedoria o deixou longe da árvore da vida (“Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente” Gn 3:22).

Deus precisava da misericórdia para trazer a reconciliação, e isso seria só na dimensão do tempo.

Temos o tempo da vida para desfrutar das misericórdias de Deus, mas cuidado, uma vez fora do tempo (morte) não há como voltar atrás em nossas decisões. Escolha Deus em quanto pode ser escolhido.

Buscai ao Senhor enquanto se pode achar. Invocai-o enquanto está perto” Is 55:6.

Assim como nós temos a misericórdia de Deus para o perdão e reconciliação, temos também o DEVER de aplicar essa mesma misericórdia para com as pessoas que estão a nossa volta.

Todos estamos no tempo, todos merecemos a misericórdia uns dos outros.

O tempo também é uma lembrança de que nada é permanente nesta vida, tudo passa, tudo acaba e sempre existe um novo começo.

Essa é a beleza do tempo e por isso Deus nos deu esse presente precioso… Mas cuidado, porque até o tempo tem o seu tempo determinado. Depois disso… Só a eternidade.

 

Aldery Nelson Júnior.
Pastor