O que tem prejudicado a sua vida

Estava estudando a disciplina “Teologia Pastoral” na Faculdade Refidim em Joinville, e o professor Claiton Pommerening nos entregou uma carta de John Wesley a um amigo pregador, John Trembarth, datada 17 de agosto de 1760.

Ao ler a carta, vi que muitos “obreiros” estão no mesmo caminho em que se encontrava Trembarth, indiferente com o estudo da Palavra, sem intimidade com a Bíblia Sagrada, esta carta tem 255 anos, mas ainda está puxando a orelha de alguns negligentes com o estudo bíblico.

Quem foi John Wesley, nasceu em Epworth, na Inglaterra, em 17 de junho de 1703 e faleceu em Londres, no dia 2 de março de 1791. Ele foi um pastor anglicano e teólogo cristão britânico, líder precursor do movimento metodista no mundo e, ao lado de William Booth, um dos dois maiores avivacionistas da Grã-Bretanha.

Leia e tire as suas conclusões:

Carta de John Wesley a John Trembarth

O que tem prejudicado a sua vida no passado e lamento dizer, até hoje, é a sua negligência quanto à leitura. Negligência tal que por sua vez chega a prejudicar até o próprio desejo de ler.
Dificilmente me recordo de um pregador que leia tão pouco. Eis a razão porque seu talento em pregar não aumenta. Você continua pregando como pregava há sete anos; com emoção, porém sem profundidade. Falta variedade e conteúdo.
A leitura poderá preencher estas lacunas com meditação e oração diária. Você prejudica a si mesmo em omitir tal prática. Desprezo à leitura impede alguém de ser um pregador maduro. Até para ser um cristão íntegro é mister a leitura adequada. Oxalá que começasse logo!
Separe uma parte do dia para este exercício. Assim adquirirá o sabor por aquilo que faltava; o que parece monótono no início se tornará com o tempo um prazer.
Com ou sem disposição leia e ore diariamente. É para a sua própria vida; não existe outro caminho.
Faltando isso será para sempre um pregador superficial.

Carta de John Wesley a John Trembath (17/08/1760)

O obreiro deve ter preparo pastoral: Ter disciplina; Ser um estudioso da Palavra (1Tm 3.2; Tt 1.9; Ef 4.11); Deve aprender a escutar a Bíblia, as pessoas e Deus; Diariamente ter um devocional (ouvir, orar, ler e escrever).

Todo que almeja o episcopado deve fazer teologia: básico, médio e bacharel. Como “manejar” a Palavra sem estudar? Só falamos do que estudamos e aplicamos a nossa vida cotidiana. (Conselho do saudoso Pr Valmor Leonel Batista aos seus obreiros).

Autor: Pr Márcio Batista